FIFA ouviu federações de futebol sobre nova proposta do Mundial

FIFA ouviu federações de futebol sobre nova proposta do Mundial

A FIFA ouviu as federações nacionais sobre a proposta do Mundial de futebol de dois em dois anos e promete para novembro um relatório exaustivo sobre o assunto e a realização de uma “cimeira global” até ao fim do ano

Para o presidente do organismo, Gianni Infantino, esta auscultação ‘online’ foi o arranque do “mais inclusivo e minucioso processo de consulta que o mundo do futebol jamais viu, numa base global”.

A ideia, controversa e já contestada a vários níveis, é passar a frequência do Mundial de quatro para dois anos a partir de 2028, contrariando uma calendarização que vem desde 1930, para os homens, e desde 1969, para as mulheres.

A partir de Zurique, Infantino, acompanhado por Arsène Wenger, responsável pelo Desenvolvimento Global do Futebol, e Jill Eliss, que lidera o Grupo Técnico para o Futebol Feminino, fez uma apresentação detalhada dos novos projetos da FIFA.

Uma outra ideia na mesa é alterar o calendário das fases de qualificação, para minorar as viagens, com janelas de jogos mais alargadas em agosto, setembro e outubro.

Para o futebol jovem, a FIFA apresenta dois cenários: um torneio sub-17 anual para 48 equipas e um torneio bienal sub-20 para 24 equipas, ou então torneios sub-16 e sub-18 anuais para 48 equipas e um torneio sub-20 bienal para 24 equipas.

“Foi um passo importante no processo de consulta, que deu aos membros do Conselho da FIFA e aos mais de 200 associados a possibilidade de fazerem propostas, formular perguntas e debater questões de forma aberta e transparente”, sintetizou Infantino.

“Teremos oportunidade de dar forma à história do futebol, olhar em frente, aprender com o passado e desenhar o futuro, porque a nossa visão é fazer com que o futebol seja verdadeiramente global. Mas só faremos mudanças se isso beneficiar todos Se assim não for, não há razão para mudar, se o mundo global do futebol não ficar melhor. Estamos conscientes dos diferentes riscos que isto acarreta”, disse ainda.

Related posts
DesportoPortugal

'Bis' de Cristiano Ronaldo permite reviravolta de Portugal sobre Irlanda

Desporto

Pedro Martins e Vítor Pereira na fase de grupos da Liga Europa

DesportoPortugal

Presidente da FIFA considera "sólida e importante" candidatura ibérica ao Mundial 2030

DesportoPortugal

Euro2020: Portugal nos 'oitavos' com a Bélgica ao empatar com a França

Assine nossa Newsletter