O Governo anunciou ontem uma nova funcionalidade na que permitirá a digitalização de 28 cartões físicos de 13 serviços públicos diferentes de 230 mil utentes já registados num processo que poderá levar à digitalização de um total de 1,5 milhões de cartões físicos
A Conta Única agrega 28 cartões. A medida tem como objectivo a diminuição de cartões nas carteiras dos utentes ao mesmo tempo que irá facilitar a vida dos cidadãos, que assim têm acesso aos cartões digitalizados emitidos pelos Serviços de Saúde, Instituto Cultural, Instituto do Desporto ou Instituto de Acção Social.
“O cartão digital tem o mesmo efeito jurídico do cartão físico emitido pelos Serviços Públicos podendo reflectir em tempo real a mudança de dados, ser exibido e utilizado a qualquer momento na aplicação de telemóvel da Conta Única”, explicou a subdirectora dos Serviços de Administração e Função Pública, Ng Wai Han.
A Conta Única agrega 28 cartões e foi apresentada numa conferência de imprensa que contou com representantes de 13 serviços públicos. Ng Wai Han assumiu que a nova funcionalidade irá facilitar a vida dos utentes, mas reconheceu também que, em alguns casos, nem todos os cartões digitais podem substituir os cartões físicos devido a questões de legislação.
“No futuro, com a optimização da legislação ou na revisão das leis, acho que podemos ter mais cartões incluídos no plano, reduzindo o uso de cartões físicos”.
Leia mais em TDM