Início » José Eduardo dos Santos regressa a Angola

José Eduardo dos Santos regressa a Angola

O antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou, ontem, ao país, de-pois de permanecer cerca de dois anos em Barcelona, Espanha, apurou a Angop.

O ex-Chefe de Estado, que se deslocou a Barcelona em Abril de 2019, para exames médicos de rotina, desembarcou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, por volta das 11h00.

José Eduardo dos Santos, de 79 anos de idade, chegou ao cargo de Presidente da República em Setembro de 1979, depois da morte de António Agostinho Neto.

Ocupou as funções durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Presidente da República, João Lourenço, na sequência das eleições gerais realizadas naquele ano.

José Eduardo dos Santos manteve a liderança do MPLA até Setembro de 2018, altura em que foi substituído por João Lourenço, eleito no VI Congresso Extraordinário.

No discurso de despedida, como presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos reconheceu ter cometido erros ao longo dos anos que esteve à frente do partido e dos destinos do país.

“O erro é parte integrante do processo de aperfeiçoamento. Por isso se diz que aprendemos com os erros”, assinalou, acrescentando ser de “cabeça erguida que estou nesse grande conclave do nosso partido, para na presença de mais de dois mil delegados, com convicção de ter cumprido o meu papel, e pronto para passar o testemunho da liderança do partido ao seu próximo presidente”.

Leia mais em Jornal de Angola