Coreia do Norte testa novos mísseis de longo alcance

Coreia do Norte testa novos mísseis de longo alcance

Negociações sobre desmantelamento de programa nuclear estão paralisadas desde 2019

Coreia do Norte anunciou este domingo a realização de testes bem-sucedidos de um novo míssil de cruzeiro de longo alcance, afirmou a agência de notícias estatal do país, a KCNA, em meio a um longo impasse com os Estados Unidos sobre desnuclearização.

Nos testes feitos entre sábado e domingo, os mísseis voaram 1.500 km antes de atingirem seus alvos e caírem nas águas territoriais do país, ainda de acordo com a KCNA.

A Coreia do Norte testa novos mísseis de longo alcance, mas em março já havia lançado um novo míssil balístico tático de curto alcance.

Antes, em janeiro, um teste de cruzeiro foi realizado horas depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, tomar posse. O ensaio deste fim de semana mostra que o país está constantemente desenvolvendo novas armas, em meio à paralisação, em 2019, das negociações com Washington para desmantelar os programas nucleares e de mísseis balísticos em troca do fim de sanções econômicas.

A divulgação que a Coreia do Norte testa novos mísseis de longo alcance acontece um dia antes de os principais negociadores nucleares de EUA, Coreia do Sul e Japão se reunirem em Tóquio para discutir maneiras de romper o impasse com a Coreia do Norte.

Desenvolvida ao longo do último biênio, a nova arma é elemento-chave de um plano de cinco anos estabelecido em janeiro para desenvolver as tecnologias militares do país, segundo a imprensa estatal. A ideia é ter “outro meio de dissuasão eficaz para garantir de forma mais confiável a segurança do Estado e conter de maneira firme as manobras militares de forças hostis”, afirmou a KCNA.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Related posts
MundoPolítica

Influente irmã de líder norte-coreano ameaça Seul com corte total de relações

MundoPolítica

Covid-19: Altos funcionários norte-coreanos demitidos após "grave incidente"

Mundo

Aparência de Kim Jong-un notada na televisão estatal

MundoPolítica

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Assine nossa Newsletter