O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesta quinta-feira (9) com o mandatário chinês, Xi Jinping, pelo primeira vez em sete meses, com a intenção de garantir que a “competição” entre as duas potências não se torne um “conflito”, informou a Casa Branca
Durante a ligação, Biden transmitiu a mensagem de que os Estados Unidos querem “que a dinâmica siga sendo competitiva e que não haja nenhuma situação no futuro na qual se produza um conflito involuntário”, declarou a jornalistas um alto funcionário do governo.
Biden garante Xi Jinping querer evitar um conflito involuntário num telefonema, que foi o primeiro entre os dois líderes desde fevereiro quando conversaram por duas horas, pouco depois de Biden assumir a presidência americana.
As relações entre Estados Unidos e China foram muito prejudicadas durante o mandato de Donald Trump, que iniciou uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
A administração Biden, embora apoie o multilateralismo e o fim da ideologia “América em primeiro” de Trump, manteve as tarifas comerciais e segue dificultando a relação com Pequim em outras áreas polêmicas.
Biden garante Xi Jinping querer evitar um conflito involuntário, contudo, a Casa Branca indicou que o “impasse” diplomático é insustentável e potencialmente perigoso, requirindo a intervenção dos líderes.
“Gostamos de competição, mas não queremos que essa competição se torne um conflito”, disse o alto funcionário, que falou sob condição de anonimato.
Este artigo está disponível em: 繁體中文