Início Atualidade Democratas em risco de sobrevivência – Veja o PDF

Democratas em risco de sobrevivência – Veja o PDF

Plataforma

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

Na sequência da exclusão de candidatos às eleições da Assembleia Legislativa de Macau, analistas políticos acreditam que o movimento pró-democrata necessita de repensar as suas ações e mudar de estratégia para sobreviver à nova conjuntura política
Manchete: Democratas pressionados mudar de estratégia

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – escreve esta semana sobre as atuais diferentes estratégias da  recuperação económica, pós pandemia. Nos Estados Unidos e na Europa está-se a assistir à injeção de fundos estatais na economia, numa versão mista de economia planificada com liberdade económica. No entanto, a velocidade da recuperação nos EUA é mais veloz e eficaz que no velho continente.
Na China a realidade é outra. A planificação económica e as injeções de capital estatal em empresas públicas – ou privadas, dominadas por empresários ligados ao poder, fazem parte da cultura política. O atual problema chinês é o bloqueio ocidental à internacionalização da sua economia. E também o seu maior desafio: encontrar formas do seu crescimento global ser novamente aceite, como foi nas duas últimas décadas.
Sinais: A “curva J” da pandemia

Dinis Chan – fala-nos esta semana sobre a recente questão, que agita os círculos políticos de Macau e Hong Kong, acerca dos 21 candidatos não elegíveis nas próximas eleições para a Assembleia Legislativa, por não apoiarem a Lei Básica de Macau ou não mostrarem lealdade à região, acabando por ser “desqualificados”.
A Comissão Eleitoral, como órgão responsável pelo processo eleitoral na RAEM, é obrigada por lei a dar explicações detalhadas e completas das suas ações. Deve por isso apresentar ao público as bases legais e factuais da sua decisão, que levou à desqualificação destes candidatos.
Uma sociedade regida pela lei deve segui-la de forma correta. E aqueles que a impõem devem respeitar a dignidade e direitos fundamentais de cada cidadão.
Editorial: Temida desqualificação

O PLATAFORMA contactou estudantes brasileiros que, desde o início do surto, em Wuhan, viram o sonho de um percurso académico no estrangeiro tornar-se um pesadelo. Hoje, espalhados pelo globo, esperam pelo momento em que a China reabra as fronteiras
Pandemia: Estudantes brasileiros impedidos de regressar à China

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!