Índia retira diplomáticos do Afeganistão devido a combates intensos

Índia retira diplomáticos do Afeganistão devido a combates intensos

A Índia anunciou hoje que retirou “temporariamente” os cidadãos do consulado de Kandahar, no sul do Afeganistão, devido aos combates intensos perto da cidade, enquanto os talibãs continuam a ganhar o controlo de numerosos distritos do país

“Devido a intensos combates perto da cidade de Kandahar, os cidadãos indianos foram retirados por um tempo”, anuncia num comunicado o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia.

Arindam Bagchi afirmou, porém, que a retirada é “puramente temporária até que a situação volte à normalidade” e insistiu que o consulado continuará a funcionar, assim como a embaixada indiana em Cabul.

A televisão NDTV de Delhi disse, citando fontes oficiais anónimas que 50 funcionários de nacionalidade indiana do consulado foram retirados durante a noite num avião das forças armadas.

A deterioração da situação de segurança no Afeganistão tem levantado preocupações entre as missões estrangeiras e as Organizações Não Governamentais (ONG) no país. A embaixada australiana em Cabul fechou suas portas em maio passado, com medo de um colapso no país asiático.

Related posts
MundoPolítica

Talibãs parecem ter um 'impulso estratégico', diz chefe militar dos EUA

MundoPolítica

Oposição acusa primeiro-ministro da Índia de traição por espionagem

MundoPolítica

Ronda de negociações sobre trégua no Afeganistão termina sem avanços

MundoSociedade

Pelo menos 34 mortos após o deslizamento de terras na Índia ocidental

Assine nossa Newsletter