Os partidos A República em Marcha de Emmanuel Macron e União Nacional de Marine Le Pen não conquistaram nenhum dos 13 distritos franceses. A abstenção volta a registar números históricos, os resultados da segunda volta das eleições distritais e provinciais deram vitória às coligações dos partidos tradicionais de esquerda e direita.
Laurent Wauquiez, Valérie Pécresse, Carole Delgas, Alain Roussel foram eleitos, a direita d”Os republicanos e a esquerda voltam a partilhar o mapa francês, exceto na Córsega. Estes são resultados à imagem do escrutínio de há seis anos, em 2015 e um déjà vu quanto à abstenção, a segunda voltou a não mobilizar os eleitores. Dois em cada três franceses não foram votar.
Os Republicanos guardam 7 das 13 distritos, incluindo a região parisiense Île-de-France. A esquerda mantém 5 outros distritos, enquanto o partido regionalista se mantém na Córsega.
“Fica na história que aqui, nos Hauts-de France, os franceses são fiéis a uma certa ideia do país. A frente nacional foi travada e nós trabalhamos para que eles recuassem”, afirmou Xavier Bertrand, num tom solene e determinado. Em Hauts-de France, o antigo ministro do ex- Presidente Nicolas Sarkozy, somou 52%, 27 pontos à frente da União Nacional de Marine Le Pen.
Leia mais em TSF