China envia número recorde de jatos de combate em direção a Taiwan

China envia número recorde de jatos de combate em direção a Taiwan

A China enviou hoje um recorde de 28 caças em direção a Taiwan, na maior demonstração de força desde que Pequim começou a enviar aviões quase diariamente, no ano passado, disse o ministério da Defesa da ilha

A força aérea de Taiwan desdobrou as suas forças de patrulha aérea de combate em resposta e monitorizou a situação na parte sudoeste da zona de identificação de defesa aérea da ilha, disse o ministério da Defesa Nacional de Taiwan.

Entre os aviões estavam vários tipos de jatos de combate, incluindo 14 aviões J-16 e seis J-11, bem como bombardeiros, disse o ministério.

A demonstração de força da China ocorre depois de líderes dos países do G7 terem emitido uma declaração, no domingo passado, a apelar a uma resolução pacífica para as questões do Estreito de Taiwan e a destacarem a importância da paz e estabilidade na região.

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, disse hoje que o G7 está deliberadamente a “interferir nos assuntos internos da China”.

“A determinação da China em salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os seus interesses de desenvolvimento é inabalável”, afirmou.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Taiwan, formalmente chamada República da China, tornou-se, entretanto, numa democracia com uma forte sociedade civil, mas Pequim considera a ilha parte do seu território e ameaça a reunificação pela força.

Desde a eleição da Presidente Tsai Ing-wen, em 2016, a China aumentou a pressão diplomática e militar sobre o governo taiwanês, devido à sua recusa em concordar que a ilha faz parte do território chinês.

A grande maioria dos taiwaneses rejeita a união política com a China sob a estrutura “um país, dois sistemas”, usada para Macau e Hong Kong.

Related posts
ChinaHong Kong

Taiwan retira equipa do seu escritório de Hong Kong após ultimato

ChinaMundo

EUA entram em diálogo com Taiwan sobre comércio apesar das advertências da China

MacauSociedade

Suspensos voos de escala em Taiwan. Centenas de alunos querem voltar

ChinaPolítica

Taiwan: Pequim protesta por participação em organizações internacionais

Assine nossa Newsletter