Espanha impõe teste covid-19 e Portugal ameaça com "reciprocidade" - Plataforma Media

Espanha impõe teste covid-19 e Portugal ameaça com “reciprocidade”

O governo espanhol decidiu impor uma prova de vacinação, recuperação da doença ou testes negativo à covid-19 a todos os que cruzem a fronteira com Portugal. Uma medida que não foi acertada com o executivo português. Ministro dos Negócios Estrangeiros espera explicações e ameaça com “reciprocidade”.

Portugal foi apanhado desprevenido pelas autoridades espanholas. Depois do Reino Unido ter retirado Portugal da lista verde, agora é a Espanha que impõe a partir desta segunda-feira, e ao contrário do que acontecia, a prova de vacinação ou de recuperação da infeção por covid-19 ou testes, com resultado negativo, a todos os que cruzem as fronteiras terrestres entre os dois países.

Segundo um despacho do Ministério da Saúde publicado na página oficial do Consulado Geral de Espanha em Portugal, recorda-se que desde 1 de maio deste ano não existem controlos da fronteira terrestre entre os dois países, mas “no entanto, a partir de 7 de junho todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima”. O que não acontecia até agora.

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou entretanto que a exigência de um teste negativo à covid-19 para atravessar a fronteira terrestre com Espanha “só pode ser um erro”, sublinhando que, caso persista, Portugal terá de tomar “medidas de reciprocidade”.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
PolíticaPortugal

Marcelo diz que "presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro"

PolíticaPortugal

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento

EconomiaPortugal

Nível de riqueza dos portugueses continua estável apesar da pandemia

PolíticaPortugal

"Lapso será corrigido hoje." Espanha recua com exigência de testes na fronteira

Assine nossa Newsletter