Início Destaques Espanha impõe teste covid-19 e Portugal ameaça com “reciprocidade”

Espanha impõe teste covid-19 e Portugal ameaça com “reciprocidade”

Paula Sá

O governo espanhol decidiu impor uma prova de vacinação, recuperação da doença ou testes negativo à covid-19 a todos os que cruzem a fronteira com Portugal. Uma medida que não foi acertada com o executivo português. Ministro dos Negócios Estrangeiros espera explicações e ameaça com “reciprocidade”.

Portugal foi apanhado desprevenido pelas autoridades espanholas. Depois do Reino Unido ter retirado Portugal da lista verde, agora é a Espanha que impõe a partir desta segunda-feira, e ao contrário do que acontecia, a prova de vacinação ou de recuperação da infeção por covid-19 ou testes, com resultado negativo, a todos os que cruzem as fronteiras terrestres entre os dois países.

Segundo um despacho do Ministério da Saúde publicado na página oficial do Consulado Geral de Espanha em Portugal, recorda-se que desde 1 de maio deste ano não existem controlos da fronteira terrestre entre os dois países, mas “no entanto, a partir de 7 de junho todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima”. O que não acontecia até agora.

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou entretanto que a exigência de um teste negativo à covid-19 para atravessar a fronteira terrestre com Espanha “só pode ser um erro”, sublinhando que, caso persista, Portugal terá de tomar “medidas de reciprocidade”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!