Alemanha reconhece pela primeira vez que cometeu genocídio na Namíbia - Plataforma Media

Alemanha reconhece pela primeira vez que cometeu genocídio na Namíbia

Ao fim de cinco anos de negociações entre a Alemanha e a Namíbia, Berlim pede perdão e vai mesmo compensar a Namíbia, com mais de mil milhões de euros, pelos milhares de pessoas mortas entre 1904 e 1908.

A Alemanha assumiu que cometeu crimes de genocídio na Namíbia no início do século XX. A declaração de responsabilidade foi feita pelo ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, que garantiu que o Governo de Berlim vai dar apoio financeiro aos povos locais, num gesto de reconhecimento pelo sofrimento incomensurável causado.

Trata-se de um ajuste de contas com a História, em memória dos milhares de pessoas mortas entre 1904 e 1908. Ao fim de cinco anos de negociações entre a Alemanha e a Namíbia, Berlim pede perdão e vai mesmo compensar a Namíbia, com mais de mil milhões de euros.

“À luz da responsabilidade histórica e moral da Alemanha, vamos pedir perdão à Namíbia e aos descendentes das vítimas pelas atrocidades cometidas”, disse o ministro Heiko Maas.

A Alemanha vai apoiar a reconstrução e desenvolvimento da Namíbia, com mais de mil milhões de euros, nos próximos 30 anos. Os principais beneficiários serão os descendentes dos indígenas herero e nama, que foram alvos dos ataques alemães, entre 1904 e 1908 – uma ação que os historiadores consideram o primeiro genocídio do século XX.

Leia mais em TSF

Related posts
MundoPolítica

Partido do chanceler Scholz sofre forte derrota na principal região alemã

EconomiaMundo

Alemanha justifica continuação de compra de combustíveis russos

Economia

Alemanha entraria em recessão com o corte do fornecimento de gás russo

MundoPolítica

Scholz diz que mudança de regime na Rússia não é objetivo da NATO

Assine nossa Newsletter