Alemanha reconhece pela primeira vez que cometeu genocídio na Namíbia - Plataforma Media

Alemanha reconhece pela primeira vez que cometeu genocídio na Namíbia

Ao fim de cinco anos de negociações entre a Alemanha e a Namíbia, Berlim pede perdão e vai mesmo compensar a Namíbia, com mais de mil milhões de euros, pelos milhares de pessoas mortas entre 1904 e 1908.

A Alemanha assumiu que cometeu crimes de genocídio na Namíbia no início do século XX. A declaração de responsabilidade foi feita pelo ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, que garantiu que o Governo de Berlim vai dar apoio financeiro aos povos locais, num gesto de reconhecimento pelo sofrimento incomensurável causado.

Trata-se de um ajuste de contas com a História, em memória dos milhares de pessoas mortas entre 1904 e 1908. Ao fim de cinco anos de negociações entre a Alemanha e a Namíbia, Berlim pede perdão e vai mesmo compensar a Namíbia, com mais de mil milhões de euros.

“À luz da responsabilidade histórica e moral da Alemanha, vamos pedir perdão à Namíbia e aos descendentes das vítimas pelas atrocidades cometidas”, disse o ministro Heiko Maas.

A Alemanha vai apoiar a reconstrução e desenvolvimento da Namíbia, com mais de mil milhões de euros, nos próximos 30 anos. Os principais beneficiários serão os descendentes dos indígenas herero e nama, que foram alvos dos ataques alemães, entre 1904 e 1908 – uma ação que os historiadores consideram o primeiro genocídio do século XX.

Leia mais em TSF

Related posts
CulturaLusofonia

Cidade alemã estreia festival cultural com foco nos países da lusofonia

ChinaPolítica

Washington, Londres e Berlim pedem fim da repressão dos uigures, Pequim denuncia um "truque"

China

Alemanha e China intensificam cooperação sobre alterações climáticas

Política

Merkel apoia ideia de "confinamento nacional curto" na Alemanha

Assine nossa Newsletter