Primeiras dez mil doses de vacinas oferecidas pela Austrália chegam na quarta-feira a Timor

Primeiras dez mil doses de vacinas oferecidas pela Austrália chegam na quarta-feira a Timor

As primeiras dez mil doses de vacinas da AstraZeneca, oferecidas pela Austrália a Timor-Leste, são esperadas em Díli na quarta-feira, no primeiro de vários carregamentos nas próximas semanas, disse hoje o embaixador do país.

“As primeiras dez mil doses chegam amanhã [quarta-feira]. Esperamos um novo carregamento ainda este mês”, disse à Lusa Peter Roberts.

Este apoio australiano soma-se a um primeiro lote de 24 mil doses enviado para Timor-Leste, no âmbito do programa multilateral COVAX e insere-se num pacote de apoio da Austrália ao programa de vacinação timorense no valor de 18,8 milhões de dólares (15,6 milhões de euros).

“Este valor inclui fundos para adquirir e distribuir vacinas seguras para toda a população em Timor-Leste, para cobrir 80% da população não coberta pela COVAX”, explicou o embaixador australiano em Díli, numa mensagem publicada na página oficial da representação diplomática em Díli na rede social Facebook.

“As dez mil doses fazem parte desse contributo. Estamos ainda a fornecer assistência prática e técnica, incluindo no armazenamento em frio, logísticas e educação sobre saúde pública”, referiu.

Até ao momento, um total de 28.540 pessoas, incluindo 8.220 funcionários da área da saúde, foram vacinadas em Timor-Leste com a primeira dose da vacina AstraZeneca.

Um novo carregamento de vacinas da COVAX deverá chegar a Díli entre o final de maio e o início de junho.

Timor-Leste está a viver o pior momento da pandemia da covid-19, máximos no número de casos ativos (1.255), com mais de 40 hospitalizações e quatro óbitos.

O país registou 2.524 casos desde o início da pandemia da covid-19.

Na última semana, a taxa de incidência foi de 5,9 casos por 100 mil habitantes em Timor-Leste e de 19,7 casos por 100 mil em Díli, ligeiramente abaixo da taxa de 20,7 casos por 100 mil habitantes registada na semana anterior.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.203.937 mortos no mundo, resultantes de mais de 152,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.977 pessoas dos 837.457 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Related posts
EconomiaTimor-Leste

Covid-19: Apoios a empresas e trabalhadores em Timor-Leste arrancam hoje

SociedadeTimor-Leste

Covid-19: Casos diários podem chegar aos 1.800 sem medidas preventivas em Timor-Leste

PolíticaSociedade

Covid-19: Políticos e organizações criticam testes obrigatórios em Timor-Leste

ChinaPolítica

China suspende acordo económico com a Austrália

Assine nossa Newsletter