Pentágono cancela projetos de construção de muro na fronteira com o México - Plataforma Media

Pentágono cancela projetos de construção de muro na fronteira com o México

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira o cancelamento dos projetos de construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México pagos com fundos militares.

O ex-presidente Donald Trump tinha ordenado a transferência de mil milhões de dólares do orçamento do Pentágono para pagar o muro, depois do Congresso lhe negar financiamento.

O atual presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou a interrupção dos projetos após assumir o governo, em janeiro. “De acordo com a proclamação do presidente, o Departamento de Defesa cancela todos os projetos de construção da barreira pagos com fundos originalmente destinados a outras missões militares”, anunciou o porta-voz Jamal Brown. “O Pentágono começou a empreender as ações necessárias para encerrar os mesmos.”

Trump havia lançado sua campanha presidencial, em 2015, com o compromisso de construir um muro na fronteira com o México, país que ele afirmou que faria pagar pela obra. Os mexicanos se negaram, bem como a Câmara dos Representantes depois que os democratas assumiram o controle da mesma, em 2018. Trump acabou recorrendo aos cofres do Pentágono, obrigando o mesmo a destinar bilhões de dólares para as obras.

Artigos relacionados
Política

EUA anunciam mais assistência militar à Ucrânia

MundoSociedade

México é o 5º país do mundo com mais armas de fogo sem registro

EconomiaMundo

EUA: Fed preparada para acelerar subida de taxas de juro

MundoPolítica

Biden: há um "sinal claro" de que a Rússia irá usar armas biológicas na Ucrânia

Assine nossa Newsletter