Ministros da Saúde da UE debatem "caminho a seguir" para combater pandemia - Plataforma Media

Ministros da Saúde da UE debatem “caminho a seguir” para combater pandemia

A reunião vai ser conduzida pela ministra Marta Temido, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se esta terça-feira, por videoconferência, para debater o “caminho a seguir” no combate à pandemia de Covid-19, numa altura de novas polémicas com a farmacêutica AstraZeneca por atrasos e problemas nas vacinas.

Caberá aos responsáveis pela pasta da Saúde nos Estados-membros trocar “opiniões sobre a abordagem na resposta à Covid-19, centrando-se na utilização de medidas de saúde pública tais como o uso universal de máscaras faciais e os requisitos sobre testes para mobilidade dentro da UE”, indica o mesmo documento.

Nesta reunião por videoconferência presidida pela ministra portuguesa da Saúde, Marta Temido, em representação da presidência portuguesa da UE, participarão as diretoras do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa), Andrea Ammon, e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Emer Cooke.

Enquanto Andrea Ammon fará um balanço sobre a situação epidemiológica atual na UE, caberá a Emer Cooke informar os ministros sobre o ponto da situação da autorização e desenvolvimento das vacinas contra a covid-19.

De momento, são já quatro as vacinas aprovadas pela EMA: BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

Leia mais em TSF

Related posts
PortugalSociedade

Covid-19 atirou mais 400 mil portugueses para a pobreza extrema

PortugalSociedade

Lisboa em contraciclo com capitais europeias

MundoPolítica

Pandemia desacelera, mas EUA não se dispõe a abrir fronteiras como a UE

PolíticaPortugal

Marcelo diz que país está "muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Assine nossa Newsletter