Início » Investimento de Angola no estrangeiro atinge 2,2 mil milhões de dólares

Investimento de Angola no estrangeiro atinge 2,2 mil milhões de dólares

Pedro Peterson

O investimento directo líquido de Angola no estrangeiro registou um valor de 2, 2 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2020, contra 413,8 milhões do trimestre precedente.

Segundo o relatório do Banco Nacional de Angola (BNA), este resultado deveu-se pelo aumento significativo da recuperação dos investimentos do sector Petrolífero (cost oil), apesar da redução da entrada de novos investimentos.

Os dados asseguram que os fluxos do investimento directo estrangeiro que ingressaram ao país foram maioritariamente do sector Petrolífero, representando cerca de 96 por cento do valor total.

Do lado das saídas, a nota de realce vai para a recuperação das despesas dos investimentos petrolíferos, ao atingir 3,1 mil milhões, contra 2 mil milhões de dólares do trimestre anterior.

Quanto aos principais países de origem do investimento directo estrangeiro, para o sector Petrolífero, destacam-se os Estados Unidos da América (EUA), França, Reino Unido, China, Itália e Noruega. Para o sector não petrolífero, os principais países investidores foram os EUA, África do Sul, Espanha, Rússia e a Alemanha.

Por outro lado, o saldo do investimento de carteira registou um agravamento do seu défice, ao passar de 2,7 milhões de dólares no primeiro trimestre, para 1,3 mil milhões no período em análise, devido a uma desmobilização de activos aplicados neste instrumento financeiro.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!