Portugal tem dos níveis mais baixos de violência na Europa - Plataforma Media

Portugal tem dos níveis mais baixos de violência na Europa

Quase um em cada três europeus foram vítimas de assédio (o que representa 110 milhões de pessoas) e 22 milhões foram fisicamente agredidos. Em Portugal, apenas 4% disseram ter sido fisicamente agredidos.

Portugal está na cauda da Europa no que à violência física diz respeito, com 4% de casos, segundo um relatório da Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia, divulgado esta sexta-feira e a que a Lusa teve acesso.

Naquela que é descrita como a primeira pesquisa abrangente sobre a experiência de criminalidade entre a população da UE (incluindo Reino Unido e Macedónia do Norte, único país não-comunitário que tem estatuto de observador junto da Agência para os Direitos Fundamentais), concluiu-se que, no ano que precedeu a pesquisa, quase um em cada três europeus foram vítimas de assédio (o que representa 110 milhões de pessoas) e 22 milhões foram fisicamente agredidos.

O estudo — que envolveu 35 mil inquiridos, dos quais cerca de mil portugueses, entre janeiro e outubro de 2019 — revela que 9% das pessoas na UE experimentaram algum tipo de violência nos últimos cinco anos, com percentagens nacionais que variam entre os 3% e os 18 por cento.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
MoçambiqueSociedade

Quase um milhão de pessoas passa fome severa devido aos ataques em Cabo Delgado

MundoSociedade

Centenas de meninas raptadas em escola na Nigéria

MacauPolítica

Magistrado Teixeira de Sousa termina em março 10 anos de ligação ao MP de Macau

Hong KongPolítica

Ativistas de Hong Kong no banco dos réus por organizarem manifestação

Assine nossa Newsletter