Início » Equipa da OMS visita organismo que lidou com primeiros casos do vírus

Equipa da OMS visita organismo que lidou com primeiros casos do vírus

Os investigadores chegaram à cidade de Wuhan no mês passado para visitar os hospitais e o mercado que foi o elo comum dos casos iniciais de infeção por coronavírus.

A equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar as origens da pandemia de Covid-19 visitou esta segunda-feira o Centro de Controlo de Doenças que lidou com os primeiros casos de Covid-19 na China.

Os investigadores chegaram à cidade chinesa de Wuhan no mês passado, para procurar pistas e visitar os hospitais que, em dezembro de 2019, trataram os primeiros pacientes, e o mercado de frutos do mar que foi o elo comum dos casos iniciais.

A visita ao Centro de Controlo de Doenças de Hubei, província da qual Wuhan é capital, ocorre numa altura em que a China tenta redefinir a narrativa sobre a doença.

O Governo chinês promoveu teorias, com poucas evidências, de que o surto pode ter começado com a importação de frutos do mar congelados contaminados com o vírus, uma ideia totalmente rejeitada por cientistas e agências internacionais.
Os dados que a equipa da OMS recolher em Wuhan serão o ponto de partida para o que se espera ser um trabalho de investigação que pode demorar anos.

Determinar a origem de um surto requer uma grande quantidade de pesquisas, incluindo amostras de animais, análises genéticas e estudos epidemiológicos.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!