Ciclone Eloise atinge Moçambique esta madrugada - Plataforma Media

Ciclone Eloise atinge Moçambique esta madrugada

O vento e a chuva tornaram-se mais fortes e a tempestade Eloise evoluiu hoje para a categoria de ciclone, sobre o oceano Índico, devendo atingir a zona da cidade da Beira durante a madrugada, anunciaram as autoridades moçambicanas.

“A tempestade tropical severa Eloise evoluiu, atingindo o estado de ciclone”, explicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) em comunicado, atribuindo-lhe o nível três na escala de um a cinco (escala Saffir–Simpson) que mede a velocidade constante do vento.

Para toda a província de Sofala está prevista chuva acima de 200 milímetros em 24 horas, trovoadas e vento de 140 quilómetros por hora, com rajadas de 160, enquanto na costa a ondulação pode chegar aos 14 metros.

Prevê-se ainda chuva e vento forte em vários distritos das províncias de Manica, Zambézia, Inhambane e Gaza, à medida que a depressão perder força e avançar para sudeste, em direção ao Zimbábue e África do Sul.

O presidente do conselho autárquico da Beira, Daviz Simango, disse hoje que o município está em prontidão para enfrentar a intempérie.

“A cidade deve estar deserta” a partir da tarde de hoje, referiu.

“As instituições e o comércio devem fechar para permitir que todos possam cuidar dos seus haveres. É desta forma que seremos solidários para que cada um de nós seja resiliente e se adapte às mudanças climáticas”, detalhou.

Segundo o autarca, espera-se que o pico da tempestade provocada pelo ciclone na cidade da Beira aconteça entre a 01:00 e as 05:00 da madrugada (entre as 23:00 e as 03:00 em Lisboa).

Related posts
MacauSociedade

Macau baixa alerta de ciclone tropical, que está a afastar-se do território

MoçambiqueSociedade

Balanço de ciclone em Moçambique sobe para 53 mortes

Moçambique

Autoridades apreendem mais de 2.000 m3 de madeira ilegal

Moçambique

Oikos promove recuperação agrícola em cenário "ainda muito desafiante"

Assine nossa Newsletter