Início Cultura ‘Vitalina Varela’ regressa no esplendor do Blu-ray

‘Vitalina Varela’ regressa no esplendor do Blu-ray

João Lopes

O filme de Pedro Costa, candidato português a uma nomeação para o Óscar de melhor filme internacional, ressurge no mercado cinematográfico em DVD e Blu-ray

Podemos, talvez, enunciar um princípio básico, de uma só vez económico e simbólico, para lidarmos com os efeitos da pandemia no mundo global do cinema. A saber: importa defender as salas escuras como lugar emblemático e insubstituível da vida dos filmes.

Ao mesmo tempo, creio que importa também não transformar essa defesa numa visão fechada, tendencialmente moralista, da nossa relação com a pluralidade das matérias cinematográficas. Dito de outro modo: mesmo no seu nicho comercial, o Blu-ray continua a ser uma esplendorosa alternativa para o consumo caseiro. Prova mais recente: a edição de Vitalina Varela (Midas Filmes), realização de Pedro Costa que está na corrida dos Óscares enquanto representante oficial de Portugal no leque de candidaturas a uma nomeação para melhor filme internacional.

A excelência do Blu-ray começa no rigor de transcrição das imagens. Claro que não é indiferente que o filme em causa tenha genuína qualidade visual e, neste caso, a direção de fotografia, da responsabilidade de Leonardo Simões, é mesmo fora de série. Ao mesmo tempo, tal reconhecimento só faz sentido se sublinharmos que todos os contributos técnicos não valem por si: é indispensável que existam como elementos íntimos de um projeto que os saiba integrar de forma realmente original e criativa. Será preciso lembrar que os mais sofisticados “efeitos especiais” têm estado ao serviço de algumas medíocres aventuras de super-heróis?

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!