Primeiro lote de 9750 vacinas contra a Covid-19 chega este sábado a Portugal - Plataforma Media

Primeiro lote de 9750 vacinas contra a Covid-19 chega este sábado a Portugal

A primeira tranche destina-se aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

O primeiro lote da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chega neste sábado a Portugal e contempla 9750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Os camiões refrigerados com as doses previstas para países da União Europeia (UE) saíram na quarta-feira de manhã da fábrica belga da farmacêutica norte-americana, situada em Puurs, no nordeste da Bélgica, sob fortes medidas de segurança, com dois veículos das forças policiais a escoltar cada um dos três veículos pesados depois do carregamento.

O início da vacinação neste domingo será uma iniciativa comum aos estados-membros da UE e ocorre na mesma semana em que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou segura a vacina da Pfizer-BioNTech, para a qual concedeu uma autorização “para uso de emergência”, num processo que avançou a uma velocidade inédita.

Este lote “simbólico” de 9750 doses, como chegou a catalogar o primeiro-ministro, António Costa, foi, todavia, reforçado na quarta-feira com o anúncio pela ministra da Saúde, Marta Temido, da antecipação da entrega de mais 70.200 doses, que têm chegada prevista para segunda-feira, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas.

Leia mais em TSF

Artigos relacionados
MundoPortugal

Covid-19: UE inicia lançamento da vacina à medida que a nova variante do vírus se espalha

PolíticaPortugal

"Mensagem de António Costa desfia lamentos e acrescenta desalento ao sofrimento"

EconomiaPortugal

Portugal paga dos salários mais baixos da UE nos cuidados a idosos

PolíticaPortugal

Costa manifesta esperança na recuperação após ano de “combate, dor e resistência”

Assine nossa Newsletter