Taiwan detetou a primeira transmissão local de Covid-19 esta terça-feira, encerrando uma maratona de 253 dias sem infeções locais, num grande golpe para a ilha que tem sido elogiada pela sua resposta à pandemia.
As autoridades de saúde disseram que uma mulher na casa dos trinta anos de idade acusou positivo num teste à Covid-19, depois de entrar em contato com um “piloto estrangeiro” que trabalhava para uma companhia aérea taiwanesa.
“Unidades de saúde providenciaram para que ela fosse testada e foi confirmada com positivo hoje”, disse o CDC (Centro de Controlo e Precenção de Doenças) através de um comunicado.
Taiwan registou apenas 770 infecções por coronavírus e sete mortes depois de fechar fronteiras e implementou regras rigorosas de quarentena.
Desde 12 de abril, todos os casos positivos foram de pessoas que viajaram para a ilha.
A grande maioria dos recém-chegados é obrigado a fazer quarentena por duas semanas e deve apresentar teste negativo, uma medida que – até agora – impedia com sucesso qualquer portador de trazer o vírus para a comunidade local.
Atualmente, os pilotos passam por um processo menos rigoroso de três dias de quarentena, depois de realizarem viagens ao estrangeiro.