Hotéis de Guangzhou deixarão de fornecer produtos de uso descartável

Hotéis de Guangzhou deixarão de fornecer produtos de uso descartável

No dia 7 de dezembro, foi publicado no website oficial da Comissão de Desenvolvimento e Reforma do Município de Guangzhou o “Plano de Promoção de Controlo de Poluição de Plástico em Guangzhou”. No final do ano de 2020, Guangzhou irá proibir oito categorias de plástico ultrafino com menos de 0,025mm de grossura, incluindo cotonetes descartáveis, talheres descartáveis de espuma plástica, talheres descartáveis de plástico e palhinhas descartáveis.

A partir do próximo ano os hotéis do centro da cidade não irão mais oferecer produtos de uso único como escovas de dentes, pentes, lâminas de barbear, chinelos, esponjas de banho e limas de unhas. 

O Plano pretende que até ao final do ano Guangzhou assuma a liderança na restrição e proibição da produção, venda e uso de produtos plásticos no centro urbano da cidade, reduzindo largamente o consumo destes produtos.

Até ao final de 2022, o consumo de plásticos descartáveis nos seis distritos centrais (Yuexiu, Haizhu, Liwan, Tianhe, Baiyun e Huangpu) será reduzido drasticamente, será promovido o uso de produtos de substituição e ainda regularizado o sistema de reciclagem e eliminação de plásticos. 

Até 2025 será criado e melhorado o sistema de gestão de produção, circulação, consumo e eliminação de plásticos na cidade, eliminando quase por completo os plásticos em aterros e criando um novo padrão social de “redução de plásticos” que irá controlar esta poluição. 

O plano salienta que no início de 2021, a cidade de Guangzhou irá proibir o uso de palhinhas descartáveis de plástico na restauração. Em restaurantes de zonas urbanas e pontos de interesse cénico o uso de talheres e utensílios plásticos descartáveis também será proibido. 

Órgãos representantes do partido e governo na cidade, assim como instituições públicas e grandes empresas estatais, também não possuirão mais nos seus espaços de refeições utensílios plásticos descartáveis. 

Segundo o plano publicado, será reduzido o uso de produtos de plástico em hotéis. A partir de 2021, os hotéis com avaliação por estrelas no centro urbano de Guangzhou não irão mais fornecer nos quartos dos seus hóspedes produtos descartáveis como escovas de dentes, pentes, lâminas de barbear, chinelos, esponjas de banho e limas de unhas. A partir de 2023 esta medida será alargada aos hotéis com avaliação por estrelas de toda a cidade, e será ainda reduzido o uso de sacos plásticos de lixo em 40%. Em 2026 o objetivo é alargar as mesmas medidas a todos os hotéis, estalagens e pensões. Para garantir uma rápida implementação, o plano inclui que em 2021 seja limitado o uso de sacos plásticos não-biodegradáveis e sacos plásticos descartáveis, e aumentado para 90% o uso de fita adesiva com menos de 45mm de largura e aumentado para mais de 10% o uso de caixas sem uso de fita adesiva. 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
MacauPolítica

Aterros da discórdia

Mundo

Ambiente: Greta Thunberg resume a cimeira One Planet em "bla bla bla"

FuturoSociedade

Microplásticos já estão presentes antes do nascimento de um bebé

Macau

“GenerVisionHouse” aposta no desenvolvimento sustentável

Assine nossa Newsletter