Início Desporto Doze mil atletas participam na 39.ª Maratona Internacional de Macau

Doze mil atletas participam na 39.ª Maratona Internacional de Macau

Cerca de 12 mil participantes, maioritariamente oriundos da China e de Macau, vão participar no domingo na 39.ª edição da Maratona Internacional de Macau, anunciou hoje a organização.

A maratona (42,195 quilómetros) e a meia-maratona (21,097 km) vão começar às 06:00 e a mini (cerca de 4,5 km) às 06:15, partindo os atletas do estádio do centro desportivo olímpico de Macau, na Taipa.

O percurso da maratona e da meia-maratona continua a passar pela ponte Governador Nobre de Carvalho, pelo templo de A-Má e pela ponte de Sai Van, indicou a organização, a cargo do Instituto de Desporto e da Associação Geral de Atletismo.

Os 12 mil atletas, 1.400 na maratona, 4.800 na meia e 5.800 na mini, tiveram de realizar o teste de ácido nucleico, devido à pandemia de covid-19.

Desde 31 de agosto, Macau tem novas regras para a entrada nas fronteiras em função da proveniência, continuando os estrangeiros sem estatuto de residente banidos do território.

Os chineses residentes na China continental ficam dispensados de quarentena, devendo, no entanto, apresentar um certificado negativo do teste de ácido nucleico, realizado nos sete dias anteriores.

Em 2019, a ex-campeã olímpica portuguesa da maratona Rosa Mota, de 62 anos, venceu, pelo segundo ano consecutivo, a mini maratona.

Na meia maratona, a atleta Carla Martinho terminou no 3.º lugar, Vítor Oliveira no 5.º e Joana Fonseca no 14.º.

O atleta da Etiópia Tafese Abebe e a queniana Esther Karami venceram as provas masculina e feminina da 38.ª edição da Maratona Internacional de Macau.

Macau foi dos primeiros territórios a ser atingido pela pandemia, em finais de janeiro, tendo registado apenas 46 casos. Atualmente, não tem nenhum caso ativo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!