Vidas proibidas – Veja o PDF

Vidas proibidas – Veja o PDF

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

As limitações à circulação impostas pela China a estrangeiros residentes permanentes de Macau são vistas como legítimas, mas têm condicionado quem aqui vive e tem uma vida do outro lado da fronteira. Dizem-se discriminados e injustiçados e não veem luz ao fundo do túnel.
Manchete:
Um País, Dois Critérios

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – salienta esta semana a possibilidade futura de sufrágio universal para a eleição do Chefe do Executivo de Macau, hipótese admitida no debate das Linhas de Ação Governativa para 2021 pelo próprio Ho Iat Seng. Mas antes de qualquer reforma política, há que mudar Macau rumo à diversificação económica, incontornavelmente ligada à integração regional, mas sustentada na autonomia e na missão de ser plataforma ocidental.
Editorial: Realismo democrático

Desde que o “Plano de comparticipação pecuniária no desenvolvimento económico” foi posto em prática em 2008, o valor da prestação cresceu das cinco mil até às 10 mil patacas anuais para os cidadãos residentes. Comentadores ouvidos pelo PLATAFORMA divididos sobre o próximo lance do Governo na comparticipação pecuniária para 2021.
Consumo: Transferência bancária ou cartão de consumo

Em 2018, Tânia Tomé foi considerada pelo Mipad New York uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, com origem africana e com menos de 40 anos. Economista, palestrante motivacional e empreendedora foi agraciada com o diploma de honra da Presidência da República de Moçambique, pelo prémio académico de mérito de Portugal-África, e ainda distinguida por Barack Obama como jovem líder africana pelo programa Yali. Assumiu já ter sido discriminada pelo facto de ser mulher e ser negra, e conversou com o PLATAFORMA sem rodeios e sobre quase tudo.
Entrevista: “Cabo Delgado, eticamente explorado, é a solução para Moçambique desenvolver-se”, Tânia Tomé

Quando se entra em casa da aldeã Jiang Xiufen o cheiro e o calor enche toda a cozinha. O local é uma “Cooperativa de Produção Rural de Abastecimento e Marketing”, produto da era da economia planificada da China, em que a aldeia era a unidade básica para a venda os meios de produção e subsistência aos consumidores, através da distribuição estatal.
China: Da economia planificada ao presente, o papel das cooperativas de abastecimento

Numa edição marcada pelas restrições impostas pela pandemia, o troféu mais importante ficou nas mãos do piloto de Macau Leong Hon Chi, vencedor da corrida de Fórmula 4. A próxima edição do Grande Prémio – a 68.ª – está por oficializar, mas as corridas deste ano deixaram todos felizes, nas palavras da organização.
Suplemento Grande Prémio: Macau no Pódio

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados

Ensino Por Um Canudo – Veja o PDF

Teste Positivo – Veja o PDF

O admirável mundo novo do Ta Pao– Veja o PDF

Unidos pelo património – Veja o PDF

Assine nossa Newsletter