Início » Diplomata britânico salva mulher de afogamento na China

Diplomata britânico salva mulher de afogamento na China

O Governo chinês elogiou, esta terça-feira, um diplomata britânico que foi filmado a mergulhar num rio no sul da China para salvar uma estudante que estava afogar-se

A boa ação surge num momento em que a República Popular da China e o Reino Unido têm estado em conflito por questões relacionadas com os direitos humanos em Hong Kong e Xinjiang.

A missão britânica na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, revelou na segunda-feira que o cônsul-geral Stephen Ellison salvou uma mulher do afogamento durante o fim-de-semana nuuma cidade turística próxima.

O vídeo, já viral, tendo sido visto por mais de 170 milhões de vezes na China – mostra o diplomata a descalçar-se e a saltar para água para resgatar a mulher, que estava a flutuar de bruços.

“Acho que ele deve ser elogiado por seu ato de bravura. Gostaria de lhe dar um grande sinal de positivo”, revelou ontem o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, durante uma reunião de rotina.

A atitude de Ellison também foram elogiadas pelo secretário de Relações Exteriores britânico Dominic Raab, que escreveu no Twitter: “A sua coragem e comprometimento demonstram o que há de melhor nos diplomatas britânicos por todo o mundo”.

O ex-engenheiro de 61 anos foi nomeado recentemente para o cargo na cidade do sul da China, depois de servir diversos anos na embaixada em Pequim. É, paralelamente, um triatleta, revelaram os jornais locais.

O sucedido, e consequentes elogios, vem num momento de tensão crescente no relacionamento entre o Reino Unido e a China, já que os britânicos criticam frequentemente a China pelo seu histórico de direitos humanos em questões como Hong Kong e Xinjiang, e barrou a Huawei de suas redes 5G.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!