Estrutura principal da Estação Jiangmen quase concluída

Estrutura principal da Estação Jiangmen quase concluída

O governo de Jiangmen anunciou que a estrutura principal da estação de Jiangmen, um centro de transportes na zona ocidental de Zhuhai, está praticamente concluída, tendo já arrancado os testes de iluminação, no início desta semana. 

Localizada no distrito de Xinhui e com um investimento total de 4 mil milhões de renminbis, a nova infraestrutura é um centro de transportes integrado que inclui linhas de comboio, metro, autocarros, táxis e ainda espaços comerciais. Uma vez em funcionamento, irá contar com sete linhas de trânsito, incluindo as ligações de alta velocidade Shenzhen–Zhanjiang, Zhuhai-Jiangmen-Zhaoqing e Nanning-Yulin-Shenzhen as intercidades Guangzhou-Zhuhai, Guangzhou-Foshan-Jiangmen-Zhuhai, a linha ferroviária Guangzhou-Zhuhai e a linha de metro de Jiangmen. A nova estação tem dimensão para oito plataformas, com 20 linhas cada. Será o quarto maior centro de transportes na província depois das estações Guangzhou Sul, Shenzhen Norte e Foshan Oeste. 

O projeto de construção da estação de Jiangmen cobre uma área de 330 mil metros quadrados. O edifício principal é constituído por três andares, um subterrâneo, um rés-do-chão e um primeiro andar. O nível subterrâneo será para as saídas, o rés-do-chão para as plataformas e o primeiro andar para as entradas. 

Segundo os projetistas, o conceito escolhido para esta construção foi baseado na “Árvore da Vida, Paraíso dos Pássaros”, procurando refletir um marco cultural característico de Jiangmen. Cada uma das quatro escadas rolantes na zona comercial irá ainda ser decorada com um arco tradicional chinês.  

No 13º plano quinquenal de Guangdong, Jiangmen foi definido como local para a construção de um centro de transportes integral na margem ocidental do rio das Pérolas, uma obra essencial para integrar esta cidade na Área da Grande Baía. A estação de Jiangmen estará assim ligada a Shenzhen e Xangai a Oeste, a Guangxi e Hainan a Este, a Guangzhou e Foshan a Norte e a Zhuhai e Macau a Sul. Seis cidades estarão a apenas uma hora de distância: Guangzhou, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Yangjiang e Zhaoqing, fazendo da estação de Jiangmen um centro de transportes verdadeiramente completo e um ponto fulcral, não só para o Delta do rio das Pérolas, como também para toda a zona oeste de Guangdong e até o sudoeste chinês. 

A construção da estação de Jiangmen começou em julho de 2018 e no seu pico contou com 2.000 operários a trabalhar. 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
ChinaGrande Baía

Aberta ligação ferroviária Zhuhai-Aeroporto

ChinaEconomia

Vistos para Zhuhai com pouco impacto no jogo, diz analista

ChinaMacau

Vistos turísticos entre Zhuhai e Macau a partir de amanhã

MacauPolítica

Ho Iat Seng esteve reunido com autoridades de Zhuhai

Assine nossa Newsletter