Início » Bolsas tremem com novas medidas contra a covid-19

Bolsas tremem com novas medidas contra a covid-19

Elisabete Tavares

Ações mundiais registaram a pior semana desde março com receios sobre o impacto nos lucros das empresas das medidas dos governos mo âmbito da epidemia.

Se fosse por 15 dias, não traria tantos receios aos investidores. Mas a expetativa nos mercados é de que podemos estar a assistir apenas ao começo do progressivo reforço de medidas mais restritivas anunciadas pelos governos no âmbito da epidemia. As bolsas mundiais já refletem esses receios. As ações sofreram na semana passada a pior semana desde março, quando houve o início do confinamento em muitos países, com a exceção da Suécia, que rejeita a opção do confinamento. A vaga de vendas de ações surge quando muitos governos adotam medidas que podem afetar os lucros das empresas cotadas.

Nem as tecnológicas escaparam ao despejo de ações por parte dos investidores que também adotam uma posição de cautela em vésperas das eleições presidenciais nos Estados Unidos, no dia 3 de novembro. “As medidas de restrição dos governos (na Europa), bastante agressivas e abruptas, são prejudiciais para tudo o que é atividade económica”, apontou, Steven Santos, diretor de Trading Platforms & Brokerage do BiG – Banco de Investimento Global. “A tendência é para haver pressão nos ativos de risco, como as ações”, frisou.

O índice MSCI de ações mundiais desceu 1,2% na sexta-feira passada, acumulando perdas de 5,3% nas cinco sessões. Trata-se de queda mais pronunciada desde a onda de vendas registada em março. Em Lisboa, o PSI-20 perdeu 4,7% na semana passada e a queda não foi mais expressiva porque o principal índice da praça portuguesa fechou a subir mais de 2%, impulsionado pelos ganhos de 8% do Millennium bcp, que apresentou resultados que agradaram aos analistas. “Esta crise chega em má altura para o PSI-20, que ainda não tinha recuperado completamente da crise anterior”, salientou Steven Santos.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website