PAICV reforça presença autárquica em Cabo Verde - Plataforma Media

PAICV reforça presença autárquica em Cabo Verde

O MpD perdeu a liderança em cinco das 18 câmaras que detinha nas eleições municipais deste domingo em Cabo Verde, incluindo a capital Praia, que passou para as mãos do PAICV, partido que aumentou de duas para oito câmaras.

Com os resultados provisórios divulgados ao longo da noite pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde e pelas proclamações de vitória por parte dos candidatos até ao momento, o Movimento para a Democracia (MpD) continua a ser o principal partido autárquico, mas passou de 18 para 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) subiu de duas para oito câmaras municipais, igualmente com candidatos próprios.

Os dois partidos (MpD lidera o Governo cabo-verdiano e PAICV a oposição no parlamento) voltam assim a ter a mesma relação de forças no poder autárquico anterior às eleições municipais de 2016.

Segundo dados oficiais às 01:00 locais (02:00 em Lisboa), com 96,8% das 1.346 mesas de voto apuradas, estas oitavas eleições municipais em Cabo Verde registaram uma taxa de abstenção de 41,6%.

Além da Praia, capital do país – cuja derrota foi assumida pelo atual autarca, Óscar Santos -, o MpD perdeu para o PAICV, nestas eleições, as câmaras municipais de São Filipe (ilha do Fogo), Tarrafal, São Domingos e Ribeira Grande (Santiago), tendo conquistado a de Ribeira Brava (São Nicolau), que desde as eleições de 2016 era liderada por independentes.

O MpD manteve ainda as câmaras do Sal, Maio, Brava, São Vicente (perdendo a maioria), Tarrafal (São Nicolau), Porto Novo, Paul e Ribeira Grande (Santo Antão), Santa Catarina (perdendo a maioria), São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos e São Miguel (Santiago).

O PAICV, além de manter as duas câmaras municipais que já detinha, em Santa Cruz (Santiago) e Mosteiros (Fogo), e de conquistar cinco ao MpD, também venceu a câmara da Boa Vista (embora com maioria na assembleia municipal do MpD), que antes estava nas mãos do independente José Luís Santos, que nestas eleições liderou a lista do MpD, tendo sido derrotado.

As mesas de voto para as oitavas eleições municipais em Cabo Verde fecharam domingo às 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa), tendo a votação decorrido sem incidentes em todo o arquipélago, segundo a CNE.

Artigos relacionados
Cabo VerdePolítica

Cabo Verde terá novo Presidente eleito até 20 de outubro de 2021

Cabo VerdePolítica

Cabo-verdianos escolhem este domingo autarcas de 22 municípios

Cabo VerdePolítica

Em Cabo Verde ninguém ficará sem votar no domingo por não ter máscara

Cabo VerdePolítica

Italiano concorre à Assembleia Municipal da ilha da Boa Vista, em Cabo Verde

Assine nossa Newsletter