Governador de Santa Catarina é afastado por 180 dias em processo de impeachment - Plataforma Media

Governador de Santa Catarina é afastado por 180 dias em processo de impeachment

O governador de Santa CatarinaCarlos Moisés (PSL), vai ser afastado do cargo por até 180 dias (6 meses) para que seu processo de impeachment continue a ser julgado

A decisão foi tomada na madrugada deste sábado (24) pelo Tribunal Especial composto por cinco desembargadores sorteados e cinco deputados escolhidos, que decidiu por 6 votos contra 4 pelo afastamento.

Esse afastamento do cargo não é um impeachment, que só será definido se deve ocorrer ou não no final do processo. O afastamento da vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), também foi julgado pelo colegiado, no entanto, a votação terminou empatada, cabendo ao desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o voto de desempate. Roesler votou pelo arquivamento. Com essa decisão, Reinehr deve assumir o governo do estado durante o afastamento de Carlos Moisés.

A justificava para o processo de impeachment que afasta o governador é de ter cometido crime de responsabilidade ao igualar os salários dos procuradores do Executivo aos do Legislativo sem a autorização dos deputados.

Leia mais em ISTOÉ

Artigos relacionados
BrasilPolítica

Governador de Santa Catarina alvo de mandados de buscas sob suspeita de desvios na saúde

BrasilPolítica

Wilson Witzel mais próximo do impeachment e será julgado por tribunal misto

BrasilPolítica

Polícia investiga governador do Amazonas por gastos com a pandemia

BrasilPolítica

Governador do Rio vai enfrentar processo de impeachment

Assine nossa Newsletter