Luís Araújo: "Este ano regredimos 10 anos em receitas e 30 anos em hóspedes" - Plataforma Media

Luís Araújo: “Este ano regredimos 10 anos em receitas e 30 anos em hóspedes”

Presidente do Turismo de Portugal

Sustentabilidade do turismo esteve em debate num dos palcos da iniciativa Planetiers World Gathering, a decorrer em Lisboa.

O Turismo de Portugal vai apresentar dentro de uma semana um plano específico para a sustentabilidade do setor, revelou esta quinta-feira o seu presidente, Luís Araújo, que participou num debate no âmbito do Planetiers World Gathering, iniciativa que está a decorrer em Lisboa. “A única maneira de avançarmos é sermos sustentáveis enquanto destino turístico”, sublinhou Luís Araújo, para quem “Portugal tem dado exemplos notáveis na área da sustentabilidade”.

Mas há ainda muito a fazer, considera: “O objetivo na estratégia 2027 é ter 90% da atividade turística com medidas de gestão eficiente da energia, água e resíduos, e andamos entre os 60 e os 65%. Mas isto não é suficiente, claramente. E é precisamente nesse gap que falta para chegarmos aos 90% que temos de trabalhar cada vez mais”.

Este caminho, referiu o responsável do Turismo de Portugal, “não é só um trabalho das entidades públicas e das empresas, mas muito do consumidor. A minha ideia para o futuro de Portugal é que todos nós façamos muito mais barulho naquilo que tem a ver com a sustentabilidade de um setor, não só exigindo mais às empresas, mas exigindo mais às entidades públicas”.

Leia mais em Dinheiro Vivo