Início China Greenpeace acusa navios chineses de “pilhagem” ao Senegal através da pesca ilegal

Num relatório, a ONG denuncia a falta de transparência na atribuição de licenças de pesca a embarcações industriais chinesas que estarão a sobreexplorar os recursos pesqueiros senegaleses

O número de pedidos de licenças de pesca no Senegal por embarcações industriais estrangeiras, sobretudo chinesas, atingiu “um número recorde”, de acordo com o Greenpeace, que acaba de publicar um relatório intitulado “Enjoo marítimo: enquanto a África Ocidental está bloqueada pela Covid-19, as suas águas continuam abertas à pilhagem” , que o Le Monde Afrique teve acesso em exclusivo.

A ONG internacional confirma que foram concedidas licenças de pesca a 17 de abril a quatro barcos chineses chamados Fu Yuan Yu, “apesar das alegações do Ministério das Pescas de que nenhuma nova licença foi concedida”.

De facto, as autoridades senegalesas anunciaram a 6 de Junho que recusaram o pedido de licença para 52 navios e apenas aceitaram a renovação dos documentos dos navios senegaleses. No entanto, um dos quatro barcos que receberam licença – o chinês Fu Yuan Yu 9889 – está na lista dos 52. Esse barco “obteve a licença duas semanas depois de receber o certificado de nacionalidade em 3 de abril, o que foi essencial devido à falta de um acordo de pesca entre a China e o Senegal. Portanto, não pode ser uma renovação ”, argumenta Fatou Niang, membro do Gaipes.

Autorização assinada ou não, para o pescador Mor Mbengue, o problema persiste: os barcos industriais estrangeiros continuam a tirar partido do fundo do mar senegalês sem que se saiba se possuem uma licença válida. De acordo com Aliou Ba, assessor político do Greenpeace África, nem todas as quatro embarcações identificadas pela ONG passaram pela Comissão Consultiva para a Atribuição de Licenças de Pesca (CCAL), medida que, no entanto, é obrigatória.

O activista denuncia ainda as embarcações estrangeiras que utilizam “empresas de fachada senegalesas” ou “outras com baixo capital para “legalizar” as suas embarcações, registando-as sob bandeira local para obterem licença de pesca. “Esse processo é anormal e revela falta de transparência. Portanto, esta pesca é ilegal ”, comentou ao jornal francês.