Início Política Pereira Coutinho avança com oitavo projeto de lei sindical

Pereira Coutinho avança com oitavo projeto de lei sindical

Fátima Valente

José Pereira Coutinho submeteu, pela oitava vez, um projeto de lei sindical à Assembleia Legislativa, desta vez em conjunto com Sulu Sou. O proponente diz que é altura de resolver “as eternas injustiças” e “evitar que os trabalhadores sejam alvo de retaliação por parte dos patrões”.

Pereira Coutinho quer ver o diploma aprovado até ao fim da actual legislatura.

Na semana passada, o Chefe do Executivo admitiu atrasos nos trabalhos da Lei Sindical, deixando em aberto se o Governo vai avançar para o ano ou já na próxima legislatura com uma proposta de lei.

Para o deputado ligado à Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, “é urgente” aprovar uma lei sindical, independentemente de a região estar numa situação de ‘superávit’ ou em recessão económica.

“Não é questão de estarmos numa situação de vacas gordas ou vacas magras, a questão é que existe uma injustiça, e nas situações de injustiça, e de abuso da posição predominante do empregador, não podemos aceitar que o elo mais fraco da relação laboral continue a ser tão fraco”, afirmou.

Pereira Coutinho admitiu, no entanto, que há muitas questões relacionadas com a protecção dos direitos dos trabalhadores que não se resolvem com uma lei sindical, e sugeriu também a revisão da lei de relações laborais.

Leia mais em TDM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!