Início Futuro O que é a reflexologia? Semana mundial dedicada à terapia milenar termina amanhã

O que é a reflexologia? Semana mundial dedicada à terapia milenar termina amanhã

Todos os anos, a última semana de setembro é celebrada pelos reflexologistas de todo o mundo como a Semana Mundial da Reflexologia (WRW, na sigla inglesa), dando destaque à importância desta terapia, divulgando-a e consciencializando as pessoas para o bem-estar. Este ano, as comemorações começaram no passado dia 21 de setembro e terminam amanhã, dia 27.

A ideia subjacente à WRW é a de promover uma a terapia cada vez mais importante. Reflexologistas espalhados por todo o mundo realizam, durante esta semana, eventos para que as pessoas possam experimentar os benefícios comprovados da reflexologia.

A reflexologia é uma terapia de saúde complementar não invasiva – não se destinando, portanto, a tratar ou diagnosticar condições médicas – e é baseada na teoria de que diferentes pontos nos pés, perna, mãos, rosto ou orelhas correspondem a diferentes áreas do corpo, a diferentes órgãos. A pressão aplicada nos pontos reflexos envia sinais e energia para os órgãos internos para que funcionem em harmonia. A reflexologia também pode ajudar seu corpo a livrar-se dos resíduos metabólicos e a promover uma sensação geral de bem-estar.

A técnica não é nova e há muito que se conhece os benefícios tanto da massagem como da reflexologia. Há mais de 3000 anos que os chineses utilizam esta prática como forma de reequilibrar o Qi – a força vital que flui através de canais de energia – e, consequentemente, tratar uma série de mazelas e problemas de saúde.

Sabia que, por exemplo, cada pé contém mais de 7200 terminações nervosas, 19 músculos, 26 ossos e 107 ligamentos? Os seus pés estão ligados a cada órgão do corpo humano, e não é por acaso que as ancestrais culturas asiáticas comparam os pés às raízes de uma árvore.

A criação da WRW remonta a 1994, quando os membros do Conselho Internacional de Reflexologistas declararam que a prioridade número um era fazer exatamente isso. Foi então que o presidente do ICR, Bill Flocco, aceitou o desafio. Esse foi o início de tudo. Contudo, só desde 1999, a WRW tem uma semana que lhe é dedicada: a última semana de setembro.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!