Congresso dos EUA chega a acordo para evitar paralisação do governo

Congresso dos EUA chega a acordo para evitar paralisação do governo

A presidente democrata da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou nesta terça-feira (22) que chegou a um acordo orçamentário com a Casa Branca e os republicanos, que vai até dezembro, para evitar o súbito esgotamento de fundos do governo americano em 30 de setembro.

A Câmara, de maioria democrata, deve votar na noite de terça-feira o texto, que estende o orçamento até 11 de dezembro a fim de impedir a chamada “paralisação” do governo.

“Chegamos a um acordo com os republicanos” no Congresso, bem como com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, “para adicionar quase 8 bilhões de dólares em assistência alimentar muito necessária para crianças em idade escolar e famílias que passam fome”, escreveu Pelosi em um comunicado.

Os republicanos rejeitaram um primeiro rascunho do texto, sob o argumento de que as necessidades dos agricultores foram ignoradas. Os democratas moderados também ficaram indignados com a falta de auxílio ao setor agrícola.

Em meio à campanha para as eleições parlamentares, esse ponto foi crucial. O novo texto inclui fundos para os agricultores, mas com “maior vigilância” para garantir que não sejam “mal utilizados”, disse Pelosi.

Com um Congresso profundamente dividido, a perspectiva da eleição presidencial de 3 de novembro tornou improvável que republicanos e democratas cheguem a um acordo amplo sobre um novo orçamento para 2021 antes que o ano fiscal termine em 30 de setembro.

Este acordo temporário adia as difíceis negociações até o prazo limite de 11 de dezembro.

Related posts
MundoSociedade

'Tsunami no deserto' no Vale da Morte dos EUA após terremoto no México

FuturoMundo

Foguete lunar da NASA completa teste em terra com sucesso

MundoPolítica

Congresso dos EUA vota para impedir presidentes de anularem resultados eleitorais

MundoSociedade

Ex-polícia de Minneapolis envolvido na morte de George Floyd condenado a 3 anos

Assine nossa Newsletter