Projeto com 7,8 milhões para criar empregos na arte lusófona - Plataforma Media

Projeto com 7,8 milhões para criar empregos na arte lusófona

O projeto Procultura PALOP-TL vai apoiar propostas que estimulem o emprego e o rendimento sustentável no setor da cultura nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.

O projeto, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e cofinanciado também pela Fundação Calouste Gulbenkian, compreende três lotes para a atribuição de subvenções, refere um comunicado enviado à Lusa.

O primeiro lote destina-se a “projetos de empreendedorismo no setor da música e artes cénicas” a realizar em um ou mais países dos PALOP e Timor-Leste, estando para estes previstos financiamentos entre 20 mil e 35 mil euros.

O segundo lote tem em vista “projetos internacionais de desenvolvimento dos setores da música e artes cénicas” que envolvam dois ou mais países dos PALOP e Timor-Leste e com financiamento entre 500 mil e um milhão de euros.

Por fim, o terceiro lote consagra “projetos internacionais de desenvolvimento do setor da literatura infantojuvenil”, devendo estes envolver dois ou mais países dos PALOP e Timor-Leste. Para este lote, estão destinados financiamentos entre 300 mil e 600 mil euros.

De acordo com a nota, poderão candidatar-se “entidades de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, incluindo empresas, desde que constituídas ou registadas num dos países da região PALOP/Timor-Leste há pelo menos dois anos e com atividade efetiva nesse(s) países e no setor cultural”.

Com esta iniciativa, a União Europeia e os parceiros cofinanciadores pretendem “contribuir para o reforço da economia criativa e cultural nos PALOP e em Timor-Leste, incentivar a profissionalização e transformação do setor cultural num vetor dinâmico de desenvolvimento, emprego e inclusão, promover e favorecer a empregabilidade das mulheres e dos jovens”, conclui a nota.

Artigos relacionados
CulturaPortugal

Comprar obras de arte online é possível através de plataforma portuguesa

CulturaPortugal

Temporada Gulbenkian Música tem John Nelson, András Schiff e Isabelle Faust em 2021

AngolaCultura

Classe artística angolana pede maior dignidade

CulturaMacau

Música, ioga e cine-concertos são as novidades do festival "This is My City"

Assine nossa Newsletter