Início Moçambique Doze estudantes moçambicanos testam positivo após reabertura do ensino superior

Doze estudantes moçambicanos testam positivo após reabertura do ensino superior

Um total de 12 estudantes de dois institutos de formação da província de Inhambane, no sul de Moçambique, foram diagnosticados positivo para a covid-19, uma semana após o reinício das aulas presenciais em institutos e universidades no país.

Os estudantes fazem parte dos 31 casos anunciados no último final de semana naquela província e, neste momento, decorre o rastreio de todas as pessoas que estiveram em contacto com eles, disse a porta-voz da direção provincial de Saúde de Inhambane, Sónia Mahesso, citada hoje pelo diário Notícias.

O novo estado de emergência anunciado em 5 de agosto pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, por 30 dias, definiu para o dia 18 o arranque da primeira fase, de três anunciadas, do reinício gradual das atividades, com a abertura das aulas no ensino superior e técnico, nas academias das Forças de Defesa e Segurança, e nas instituições de formação de professores e de pessoal de saúde.

Os 12 estudantes, nove do Instituto Politécnico de Vilanculo e três do Instituto de Formação de Professores de Homoíne, são todos assintomáticos e estão a cumprir isolamento domiciliar obrigatório.

Os outros três casos confirmados de estudantes do Instituto de Formação de Professores resultaram da vigilância ativa nas unidades de saúde locais, explicou a porta-voz.

Segundo a fonte, após a confirmação das infeções nos institutos, as autoridades de saúde solicitaram o rastreio de todos os estudantes.

Segundo os últimos dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique, das 216 escolas de ensino técnico-profissional existentes no país, apenas 50 reúnem condições para o reinício de atividades.

A província de Inhambane tem 28 casos ativos de covid-19, de um total de 3.508 casos já registados em Moçambique desde o anúncio do primeiro caso a 22 de março, havendo 21 óbitos e 1.809 pessoas dadas como recuperadas, segundo a última atualização.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!