Estudantes cabo-verdianos são finalmente repatriados do Brasil - Plataforma Media

Estudantes cabo-verdianos são finalmente repatriados do Brasil

Grupo de 140 alunos ficou retido devido à pandemia da covid-19 e regressa esta noite ao país. Cabo Verde está fechado a voos comerciais internacionais desde 19 de março.

O Governo de Cabo Verde anunciou hoje o repatriamento de um grupo de 140 estudantes cabo-verdianos que estavam retidos no Brasil devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, o Governo refere que este voo de repatriamento é esperado esta noite, pelas 22:30 locais (00:30 de terça-feira em Lisboa), no aeroporto internacional da Praia, tendo sido organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde.

Cabo Verde está fechado a voos comerciais internacionais desde 19 de março, para conter a pandemia de covid-19, não tendo sido ainda avançada qualquer data para a retoma dessas ligações, que já esteve prevista para julho e depois para a segunda quinzena de agosto.

Até ao início deste mês tinham sido realizados 15 voos de repatriamento do arquipélago.

Entretanto, desde 01 de agosto que Portugal e Cabo Verde estabeleceram um corredor aéreo para voos essenciais, por motivos de doença, negócios, estudos, profissionais, oficiais e familiares, com a condição de realização de testes de virologia à covid-19 nos dois sentidos.

“Estamos a trabalhar para reabrirmos as nossas fronteiras o mais rápido possível. A promessa é abrirmos em agosto, vamos continuar a trabalhar para que assim seja nos próximos dias, de acordo com a programação que nós tínhamos feito”, afirmou anteriormente o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares.

Cabo Verde registava ao final do dia 23 de agosto um acumulado de 3.509 casos de covid-19, com 37 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 809 mil mortos e infetou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Assine nossa Newsletter