Início Angola Angola deixa de alocar divisas estrangeiras para importar artigos que sejam produzidos no país

Angola deixa de alocar divisas estrangeiras para importar artigos que sejam produzidos no país

O Governo angolano desistiu hoje de alocar divisas estrangeiras para a importação de um conjunto de produtos, entre hortícolas, leguminosas e de transformação industrial, cuja produção satisfaz já a procura interna.

A decisão foi hoje aprovada na oitava reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, realizada sob orientação do Presidente angolano, João Lourenço.

Em declarações à imprensa no final da reunião, o ministro da Indústria e Comércio de Angola, Victor Fernandes, referiu que a Comissão Económica do Conselho de Ministros decidiu que para aqueles produtos, nomeadamente feijão, tomate, cebola, massambala, massango, batata-doce, alho, cenoura e água engarrafada, entre outros, cuja capacidade interna já pode satisfazer a procura, já não haverá a alocação de divisas para a sua importação com recursos ordinários do tesouro.

“Ou seja, só se importarão produtos dessa natureza com recursos próprios, com divisas próprias. As divisas do tesouro não serão alocadas para essa importação de produtos, cuja produção interna já satisfaz a procura”, frisou o ministro.

Segundo Victor Fernandes, esses produtos dispõem, em alguns casos, de uma elevada capacidade de produção interna, mas que ainda não são capazes de satisfazer a procura, mas existem outros que, comprovadamente, já são capazes de satisfazer essa procura interna.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!