Mascne: o novo acne causado pelas máscaras - Plataforma Media

Mascne: o novo acne causado pelas máscaras

Para muitos de nós, as máscaras viraram uma parte essencial do cotidiano graças ao coronavírus. Mas usar uma com muita frequência tem um efeito colateral indesejável: a formação de acne por conta da máscara, ou “mascne”

A mascne é um problema real. Sem dúvidas”, diz Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos. “Eu uso duas máscaras e, às vezes, um protetor facial com viseira e eu mesma já tive isso e continuo tendo.”

Mas o que exatamente causa mascne? Segundo a dermatologista Angeline Yong, “o contínuo esfregar da máscara contra nossa pele causa pequenas rupturas, facilitando a entrada de bactérias e sujeira que entopem nossos poros”.

Além disso, o ar fica úmido embaixo da máscara. “Respirar dentro da máscara cria um ambiente quente e úmido que aumenta a produção de suor, oleosidade e bactérias. Somando-se a isso o fato de que as máscaras são oclusivas [feitas para bloquear tudo] por natureza, e temos aí uma receita para o desastre para a pele”, diz Yong.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Assine nossa Newsletter