Antigo Presidente falou do “seu amigo Joe”, que considera como um irmão
Num discurso a partir do Museu da Revolução Americana, na Filadélfia, o ex-Presidente da República dos Estados Unidos da América Barack Obama destacou a figura do seu antigo vice-presidente e candidato democrata à eleição presidencial deste ano, reforçando que, com Donald Trump, a “democracia está em jogo”.
“Nunca esperei que o meu sucessor abraçasse a minha visão, ou seguisse com as minhas políticas, mas tinha a esperança, pelo bem do nosso país, que Donald Trump demonstrasse algum interesse em levar o trabalho a sério; que sentisse o peso do gabinete e que descobrisse algum respeito pela democracia que estava a ser colocada ao seu cuidado”, começou por dizer Obama.
“Donald Trump não evoluiu no cargo, porque ele não consegue”, acusou Obama, que responsabilizou o republicano pelas consequências duras do seu fracasso.
“Cento e setenta mil americanos mortos. Milhões de empregos acabaram. O pior de nós aflorou, a nossa reputação no exterior foi diminuída e as nossas instituições democráticas estão ameaçadas como nunca antes”, acrescentou o ex-Presidente.