Macau emite alerta de tempestade tropical - Plataforma Media

Macau emite alerta de tempestade tropical

As autoridades de Macau indicaram que o sinal número 1 foi emitido no momento em que a “tempestade tropical se localizava a menos de 800 quilómetros de Macau”

As autoridades de Macau indicaram que o sinal número 1 foi emitido no momento em que a “tempestade tropical se localizava a menos de 800 quilómetros de Macau”.

“Às 20 horas, a depressão tropical esteve a cerca de 710 quilómetros (…), em direção à costa oeste da província [vizinha chinesa] de Guangdong”, acrescentaram.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Para este ano, as autoridades de Macau disseram prever quatro a seis tempestades tropicais no território em 2020, algumas delas podendo mesmo “atingir o nível de tufão severo ou super tufão”.

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau deixou prejuízos económicos diretos e indiretos no valor de 1,74 mil milhões de patacas (192 milhões de euros).

O Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território, onde o sinal máximo de tempestade tropical esteve içado várias horas. Ao todo, as autoridades retiraram 5.650 cidadãos das zonas baixas e 1.346 pessoas recorreram aos 16 centros de abrigo de emergência.

Artigos relacionados
MoçambiqueSociedade

Tempestade tropical que se formou no Oceano Índico entra hoje no centro de Moçambique

MundoSociedade

Só os países pobres reduzem as emissões de carbono

BrasilMundo

Brasil fica de fora da conferência do clima e governo de Bolsonaro tenta reverter decisão

Portugal

Clima: Tribunal dos Direitos Humanos dá "luz verde" a processo movido por jovens

Assine nossa Newsletter