Índios bloqueiam estrada na Amazónia em protesto por falta de apoio na pandemia - Plataforma Media

Índios bloqueiam estrada na Amazónia em protesto por falta de apoio na pandemia

Dezenas de indígenas bloquearam hoje uma importante rota rodoviária no estado do Pará, região da Amazónia. O bloqueio é “por tempo indeterminado”, em protesto para obterem mais apoio federal na luta contra o coronavírus

Empunhando paus, flechas e grandes facas, os índios kayapó mekragnoti construíram duas barricadas no asfalto com pneus e madeira para bloquear na zona do município de Novo Progresso. no estado do Pará, a estrada BR-163, a principal rota de distribuição das colheitas agrícolas do Centro-Oeste até aos portos fluviais da Amazónia.

“A cada dia que passa essa doença está aumentando, por isso nós estamos fazendo esse movimento para chamar a atenção (…) para o governo olhar para o lado dos indígenas, não somos apenas nós, mas o Brasil inteiro tem indígenas que estão precisando de ajuda”, disse o cacique Beppronti Mekragnotire, através do seu porta-voz e intérprete Doto Takak-ire.

Com as suas vestes coloridas e desenhos tradicionais pintados no corpo, os índios manifestaram-se através de cantos e danças no asfalto, enquanto eram observados por camionistas que aguardavam resignados no interior dos seus veículos carregados de grandes cargas de soja e milho.

Os índios kayapó mekragnoti, um subgrupo dos kayapó (do cacique Raoni Metuktire, ícone da luta pela preservação da Amazónia), habitam as reservas de Baú e Menkragnoti, que juntas ocupam uma área de 6,5 milhões de hectares.

Dos 1.600 habitantes de suas doze aldeias, 4 morreram com o vírus e há cerca de 400 infetados, segundo dados da ONG Kabú. Os primeiros casos ocorreram a partir do contacto dos indígenas com populações urbanas e por causa da presença de garimpeiros ilegais nas suas reservas.