Início » Temido avisa que Festa do Avante! só com lotação inferior à capacidade total

Temido avisa que Festa do Avante! só com lotação inferior à capacidade total

Ministra da Saúde defendeu nesta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá neste ano de ser inferior à capacidade máxima de cem mil pessoas do recinto no Seixal por causa da covid-19.

“Éevidente que estamos a falar, teremos de falar de outros números”, declarou Marta Temido na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, acrescentando: “Compreendo que se fale de um número de cem mil, na medida do que será a licença de utilização, mas estamos num momento específico, num contexto específico.”

A ministra assegurou que à organização da Festa do Avante! “não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido”, além de que “não haverá exceções” às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.

“Ninguém entenderia que corrêssemos riscos adicionais por uma circunstância de tratamento especial, mas também ninguém entenderia que impuséssemos deveres adicionais àquilo que são as regras específicas com as quais temos estado a trabalhar em áreas como a restauração, os transportes públicos ou os eventos culturais”, salientou Marta Temido.

Na organização da Festa do Avante!, que além de iniciativa política inclui tradicionalmente concertos, exposições, debates, espaços de restauração e espaços de campismo para os espectadores, tem havido reuniões de responsáveis do PCP com técnicos da Direção-Geral da Saúde.

“Aquilo que procuraremos fazer, em termos técnicos, é a aferição das condições que o promotor do evento tem para cada uma dessas áreas face àquilo que são as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde”, acrescentou.

Marta Temido acrescentou que o contexto específico para a realização da festa “será considerado e foi já considerado pelos promotores” no diálogo que mantêm desde segunda-feira com a DGS, quando se realizou a primeira reunião técnica entre ambas as partes.

Na conferência de imprensa de apresentação da Festa do Avante! deste ano, no passado dia 4, o principal responsável da organização, Alexandre Araújo, garantiu que serão cumpridas escrupulosamente as regras de distanciamento e higiene impostas pelas autoridades.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!