Macau é o 21.º lugar no mundo com menos casos de Covid-19 - Plataforma Media

Macau é o 21.º lugar no mundo com menos casos de Covid-19

Se as contas forem feitas por milhão de habitantes, o território também aparece num lugar positivo

Dos 215 países ou territórios infetados com o novo coronavírus, Macau – que ocupa o 195.º lugar do ranking geral -, já realizou mais de quatro mil testes e teve, até ao momento, 46 casos de infeção por Covid-19. Todos curados. A grande maioria dos casos foram importados. Estes valores, e a forma como as autoridades do território têm combatido o flagelo, já levaram Macau a ser destacado com um exemplo no combate à pandemia de Covid-19.

Com cerca de 650 mil habitantes, Macau também acaba por ficar bem classificado no que a casos por milhão de habitantes diz respeito. A Região Administrativa Especial da China ocupa o 22.º lugar.

Curioso é, neste ranking, também a China – que já testou 90 milhões de pessoas – aparecer com um resultado interessante, uma vez que o país tem quase 1,5 mil milhões de habitantes, o que baixa, em muito, o número de casos por milhão de habitantes. Já se contarmos o total de números de casos, o Império do Meio é o 31.º país com mais casos (quase 85 mil).

Quem também se apresenta com resultados animadores é Timor-Leste. No espectro da lusofonia é, a par de Macau, o território mais bem sucedido na luta contra o SARS-CoV-2, se bem que o país de 1,3 milhões de habitantes tem testado muito pouco a população (4238 testes), o que pode acrescentar algumas dúvidas ao resultado final de casos no país do Pacífico.

Angola também demonstra resultados aparentemente positivos quando os casos são contados por milhões de habitantes, ocupando a 17.ª posição à frente da China e de Macau, mas o país africano só testou 64 mil pessoas dos seus quase 33 milhões de habitantes.

O Brasil é o país lusófono mais afetado com mais de três milhões de casos. Portugal surge com quase 53 mil casos numa população de pouco mais de 10 milhões. Moçambique tem registados 2411 casos. Cabo Verde já conta com 2883 infeções. Guiné-Bissau conta com 2052 infetadas e, por fim, São Tomé e Princípe surge com 878 casos declarados. Os dados são facultados pela Organização Mundial de Saúde.

O território com menos casos no mundo (3) é Anguilla, uma ilha ultramarina britânica no Caribe Oriental. As Ilhas Marshall, as Ilhas Salomão, o Kiribati, a Micronésia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu são os territórios no mundo onde ainda não terá chegado o SARS-CoV-2.

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Related posts
ChinaDesporto

COI confirma 72 casos relacionados com Jogos Olímpicos de Inverno

AngolaBrasil

Pandemia agradece aos individualismos

Lifestyle

Adele chora ao cancelar espetáculos em Las Vegas devido ao Covid

MundoSociedade

Áustria é o primeiro país da UE a adotar vacinação obrigatória

Assine nossa Newsletter