Início Sociedade Medo, incertezas e dúvidas. Gravidez em tempos de coronavírus

Medo, incertezas e dúvidas. Gravidez em tempos de coronavírus

Ana Pago

Sem chás de bebé e sem certezas de nada. Sem saber se podem contar com mães e sogras a ajudá-las. A gravidez é sempre recheada de expectativas e medos, mas ainda mais para as grávidas nestes tempos de coronavírus.

Mãe que é mãe preocupa-se com um filho ainda antes de ele nascer. Como se medos que até aí mal a beliscavam se amplificassem a um grau de potência inimaginável. E se falhar redondamente, se deprimir ou se não for a mãe de que o seu bebé precisa? E se?
É difícil pensar que sobraria espaço para mais temores. Porém um novo insinua-se na cabeça de todas as grávidas, em tortura lenta: como pode uma mulher levar a gravidez normalmente entre hormonas descontroladas e esta pandemia da covid-19?

“Sem dúvida que as grávidas andam muito mais receosas, com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo”, confirma a enfermeira Carmen Ferreira, especialista em saúde materna e obstétrica. Se há momentos de incerteza na vida de uma pessoa é durante a gravidez, o parto, os meses que se seguem. “Algumas mudanças nas grávidas são graduais, outras nem por isso, pelo que é natural que sintam preocupações por si só”, diz. Quando de repente a equação envolve um vírus imprevisível, desconhecido e potencialmente letal, ninguém lhes leva a mal que se exaltem.

“Estou num grupo fechado de Facebook, de mulheres que como eu vão ser mães em setembro, e muitas delas estão em pânico com tudo isto”, conta Maria Cano, acabada de entrar nas 20 semanas de gravidez. Ela própria estaria se fosse ter a filha agora. Custa-lhe muito pensar no futuro, mesmo tentando não entrar em carambola: “Vou ao supermercado uma vez por semana com precaução, saio para caminhar à volta de casa todos os dias e troquei a hidroginástica por uns exercícios que saco da internet, a ver se não ganho 300 mil quilos”, ri-se. Seja como for, tanta incerteza arrasa os nervos de qualquer pessoa.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!