Nove civis mortos em dois ataques em Cabo Delgado - Plataforma Media

Nove civis mortos em dois ataques em Cabo Delgado

Pelo menos nove civis foram mortos em novos ataques realizados por insurgentes islâmicos na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, avançaram na quinta-feira fontes locais, citadas pela rádio Voz da América.

Os ataques, que ocorreram na quarta-feira e tiveram como alvo as localidades de Mocímboa da Praia e Macomia, na província de Cabo Delgado, levaram ainda dezenas de pessoas a fugir das respectivas habitações e a procurar abrigo nas matas próximas, disseram residentes de ambas as localidades, em declarações à Voz da América.

Um grupo de homens armados “encapuzados com lenços islâmicos” invadiu a vila de Tandacua, em Macomia, com o objectivo de se reabastecer de comida, explicou um residente da localidade.

Os insurgentes “chegaram por volta das 6 da noite [hora local], levando muitos moradores a fugir da vila”, disse o residente, que falou à  Voz da América ao abrigo do anonimato.

“Quando regressamos no dia seguinte, encontramos oito pessoas mortas. Todas elas foram decapitadas”, disse a mesma fonte, acrescentando que “a situação está a ficar mais complicada”.

Na terça-feira, um grupo de insurgentes islâmicos protagonizou um ataque idêntico em Mocímboa da Praia. Os militantes mataram um funcionário de uma  moagem e apreenderam depois alimentos e gado.

Os insurgentes “entraram em Mocímboa da Praia duas vezes esta semana”, disse Zunaid, um morador da localidade que se identificou apenas com o nome próprio por temer represálias.

“Depois de terem matado um homem na terça-feira, regressaram novamente [quarta-feira] para tentat roubar mais comida”, disse Zunaid, em declarações à  Voz da América.

“Os moradores estão com medo e fugiram todos para a floresta”, explicou a mesma fonte. Zunaid diz que em Mocímboa da Praia “há mais militares do que a população local, mas o al-Shabab [militantes] ainda entra e nos ataca”.