A China lançou na quinta-feira uma sonda espacial com destino Marte, projetada para completar a órbita, o pouso e a movimentação, dando o primeiro passo na exploração planetária do sistema solar.
Um foguete Long March-5, o maior veículo de lançamento da China, transportando uma nave espacial com peso de cerca de 5 toneladas, subiu ao céu a partir da plataforma de lançamento de Wenchang, na costa da província insular de Hainan, no sul da China, às 12h41(Horário de Pequim).
Cerca de 36 minutos depois, a sonda, que inclui um orbital e um veículo espacial, foi enviada para a órbita de transferência Terra-Marte, embarcando numa jornada de quase sete meses até ao planeta vermelho, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
A primeira missão da China a Marte chama-se Tianwen-1, que significa Perguntas para o Céu e vem de um poema escrito por Qu Yuan (cerca de 340-278 aC), um dos maiores poetas da China antiga. O nome significa perseverança da nação chinesa em buscar a verdade e a ciência e explorar a natureza e o universo, disse a CNSA.
VIAGEM DE AVENTURA
O lançamento bem-sucedido da sonda Tianwen-1 é um passo fundamental para a China se aprofundar no espaço, disse Liu Tongjie, porta-voz da CNSA.
“O lançamento é apenas o primeiro passo da missão da China a Marte, e esperamos que cada uma das muitas etapas importantes da longa jornada seja concluída com sucesso”, disse Geng Yan, funcionário do Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da CNSA.
Leia mais em Xinhua