Início » Webinar debate novos desafios económicos de Macau

Webinar debate novos desafios económicos de Macau

Plataforma

Os novos desafios económicos de Macau vão estar hoje em debate num webinar promovido conjuntamente pela Fundação Rui Cunha e pelo jornal bilingue, português-chinês, PLATAFORMA.

Participam no debate o presidente do Instituto de Estudos Europeus de Macau, José Sales Marques, o diretor-executivo do Banco Nacional Ultramarino (BNU), Sam To, e o fundador e CEO da empresa eRS, Innovation&Insights, Angus Cheong, com moderação do diretor-geral do Plataforma, Paulo Rego.

Sales Marques, em declarações ao PLATAFORMA lembrou que a recente reabertura de fronteiras entre Macau e a província chinesa de Guangdong “vai contribuir, seguramente para a melhoria da situação económica” da cidade. Contudo, lembrou que será difícil que este novo movimento de fronteiras “ajude à recuperação do jogo”, o principal motor económico do território, para “números próximos dos anteriores à pandemia”.

Já Sam To assinalou ao jornal que a economia de Macau “depende muito do mercado externo”. Admite que “o crescimento do território está a ser severamente afetado pelas restrições de viagens e pelas paralisações das fronteiras aplicadas devido à covid-19”. Todavia, reconheceu que a reabertura das fronteiras, “poderá trazer algum alívio económico à cidade, e começar a fazer-se o caminho para uma recuperação gradual”.

Agnus Cheong considerou que a reabertura das fronteiras com Guangdong constitui “um dilema para muitas pessoas”. Para uns “a decisão é boa para a recuperação económica”. Para outros traz preocupações “com o perigo da possível importação de novos casos de covid-19”. Mas, advertiu, “não se pode fechar tudo e esperar que Macau possa retomar o ritmo da economia nos pequenos negócios da comunidade”.

O webinar inicia-se às 18h00, hora de Macau (GMT +8).

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!