Exclusivo Plataforma: Benfica já tem o sim de Jorge Jesus - Plataforma Media

Exclusivo Plataforma: Benfica já tem o sim de Jorge Jesus

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, tem um entendimento para o regresso de Jorge Jesus. Como o Plataforma revelou, o desejo do treinador era voltar, mas para tal o dirigente das águias teria de lhe apresentar um projeto desportivo que o convencesse. E Vieira fê-lo. Apresentou-o nas últimas horas e o técnico aceitou. Mas também colocou nas mãos do Benfica o derradeiro passo: convencer o Flamengo, a bem.

Ou seja, neste momento há um total acordo entre Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus. Falta agora o Flamengo. Ou melhor, falta que o clube brasileiro aceite a saída do treinador, que renovou há cerca de um mês pelo clube do Rio de Janeiro. Há uma cláusula para a sua saída, com um valor reduzido, mas Jorge Jesus não quer sair dessa forma, quer que todas as partes cheguem a um entendimento. Resumindo, não quer sair a mal do Flamengo, um clube que aprendeu a gostar e onde, diga-se, não se importa de continuar.

E para que este entendimento seja possível, o Benfica enviou ao Brasil um emissário, sendo que no Rio de Janeiro está também o advogado de Jorge Jesus, concretamente Bruno Macedo, para falar diretamente com o Flamengo. E é o que tem acontecido nestas últimas horas. Para já, contudo, ainda não há fumo branco.

Segundo informações recolhidas pelo Plataforma junto de fonte do processo, o Flamengo ainda não deu Jorge Jesus por perdido. Sobretudo porque, diz a mesma fonte, o treinador ainda não revelou ao emblema carioca que é essa a sua vontade expressa, apesar do sim que já deu ao Benfica e concretamente a Luís Filipe Vieira, durante o último fim de semana.

Projeto europeu

Na semana passada, Jorge Jesus revelou a Luís Filipe Vieira que se sentia bem no Brasil e que a regressar a Portugal seria para apostar num projeto desportivo grandioso. Então, para tal, transmitiu-o ao presidente do Benfica, teria de ter um plantel diferente, com outro tipo de jogadores, que não a grande maioria dos que compõem o plantel atual. Uma pequena revolução. Vieira começou por torcer o nariz, sobretudo devido aos efeitos financeiros da pandemia de Covid-19, mas, já depois dessa conversa, decidiu dar todos os trunfos a Jorge Jesus.

E esses trunfos não são apenas para consumo interno. Ou seja, Jorge Jesus quer vingar na Europa e na Liga dos Campeões. E foi esse o projeto que Luís Filipe Vieira lhe apresentou durante o fim de semana. O treinador aceitou-o, já o transmitiu à sua família e admite mesmo vir para Portugal definitivamente após a final de quarta-feira, com o Fluminense, a contar para a Taça Rio.

Para tal, no entanto, falta o tal acordo com o Flamengo, sendo que Jorge Jesus decidiu não se meter ao barulho. Resumidamente, não se quer envolver nas negociações, por respeito ao clube brasileiro, com quem renovou.

E é isso que o Flamengo tem discutido com o emissário do Benfica, que o treinador ainda recentemente assumiu esse compromisso. Contudo, Jorge Jesus também entende que o coronavírus mudou tudo. O Brasileirão ainda não tem data definida e a Copa Libertadores idem. Esses seriam os grandes objetivos do treinador. Ainda assim, a verdade é que o técnico não quer sair a mal do Rio de Janeiro e admite continuar.

A sua vontade, contudo, também é a de regressar. Já o era e ainda mais ficou convencido após o projeto apresentado pelo Benfica no fim de semana. Ficou de tal forma convencido que até há um entendimento para o novo contrato, que será longo.

Jorge Jesus não quis aprofundar o tema do vínculo, concretamente valores e duração, por respeito ao Flamengo. Mas já soube que Vieira está preparado para segurá-lo por vários anos.

Há forças contra Jesus

A última palavra no Benfica é de Luís Filipe Vieira. Todos que trabalham com ele, seja no Benfica ou em outro setor do futebol nacional e mundial, sabem que ele é que decide. Escuta, ouve conselhos, mas tem um carisma tal que dificilmente o convencem do contrário se entender que o caminho a seguir é o que tem em mente. E neste caso de Jorge Jesus há quem pense, no Benfica, que o caminho correto não será o regresso do atual comandante do Flamengo.

E Luís Filipe Vieira sabe-o. Escutou, ouviu conselhos e deixou mesmo que lhe apresentassem outros projetos. Ou melhor, deixou que outros técnicos fossem contactados, para saber da real disponibilidade. A esses, que apresentaram nomes de outros treinadores, também lhes disse que a primeira e real opção para si era Jorge Jesus.

E muitos desses também já foram informados nas últimas horas que Jorge Jesus aceitou o projeto. Contudo, também sabem que o ‘corte’ com o Flamengo ainda não está perto de ficar concluído. Daí que, de momento, ainda trabalhem em outras soluções para convencerem Luís Filipe Vieira. Um desses é o empresário português Jorge Mendes. O agente tem movido esforços, em sintonia com outros dirigentes encarnados, para encontrarem um outro treinador que possa convencer Vieira.

O presidente do Benfica, no entanto, está convencido que o último passo para trazer de volta Jorge Jesus será dado, concretamente o do entendimento com o Flamengo. Para já esse passo, sabe o Plataforma, ainda está longe, apesar da confiança de Luís Filipe Vieira.

Related posts
DesportoPortugal

Grimaldo na lista da Juventus

DesportoPortugal

Benfica faz história e está na champions de basquetebol

DesportoPortugal

Manchester United pensa em Gonçalo Ramos para janeiro

DesportoPortugal

Na Europa dos 15 só o Benfica e o Real Madrid estão imaculados

Assine nossa Newsletter