Início China China saúda empresas estrangeiras que continuam a operar em Hong Kong

China saúda empresas estrangeiras que continuam a operar em Hong Kong

Xinhua

A China saúda as empresas estrangeiras, incluindo as dos EUA, que continuam a operar em Hong Kong e deseja-lhes o maior sucesso, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian.

Zhao fez as observações em uma coletiva de imprensa quando solicitado a comentar uma declaração da Câmara de Comércio Americana em Hong Kong, que disse que permanece “comprometida com Hong Kong como base para negócios internacionais”.

A câmara disse ter trabalhado com e apoiado o governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong no desenvolvimento de um centro de negócios de classe mundial incorporando os valores compartilhados do Estado de Direito, o livre fluxo de informações e a conectividade em todo o mundo.

Zhao disse que Hong Kong deu pleno papel à sua vantagem única como um hub mundial apoiado pela parte continental da China desde seu retorno à pátria.

Seu status como um centro financeiro, de transporte marítimo e comércio internacional vem sendo consolidado e tem sido conhecido como um dos lugares mais livres, abertos, prósperos e vibrantes do mundo, disse Zhao.

“Por um tempo, as forças anti-China que tentam perturbar Hong Kong participaram das atividades violentas ilegais em massa, vandalizando instalações e assediando moradores. Elas afetaram seriamente a lei e a ordem de Hong Kong, ameaçaram a vida e as propriedades da população e comprometeram o funcionamento normal das empresas de todos os países”, disse o porta-voz.

Ele destacou que a lei de segurança nacional em Hong Kong fornecerá uma garantia institucional mais forte para a implementação estável e sustentada do “um país, dois sistemas”.

A lei “ajudará a garantir a segurança, a estabilidade e a prosperidade duradouras de Hong Kong, salvaguardar os direitos legítimos e liberdades dos residentes e proteger os direitos e interesses dos investidores”, disse ele.

“Olhando para frente, à medida que a reforma e a abertura da China desencadeiam maior vitalidade econômica e à medida que Hong Kong desenvolve laços mais próximos de cooperação com a parte continental e o resto do mundo, Hong Kong definitivamente desfrutará de um futuro ainda melhor e as empresas estrangeiras lá certamente abraçarão perspectivas mais brilhantes”, disse Zhao.

“Também esperamos que a comunidade empresarial americana trabalhe com todos aqueles que apoiam o desenvolvimento e a prosperidade de Hong Kong para garantir que essa ‘Pérola do Oriente’ tenha um lustre ainda mais brilhante”, acrescentou o porta-voz.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!